Nótícia

Tete busca soluções para melhor resposta ao HIV e SIDA

2 de Novembro de 2020

A Cidade de Tete acolheu no passado dia 30 de Outubro, a reunião de reflexão sobre HIV e SIDA, que juntou na mesma mesa, líderes comunitários, religiosos e membros da associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique (AMETRAMO) para discutir as melhores formas de resposta ao HIV e SIDA naquela parcela do país.

Intervindo na ocasião, o Secretário Executivo Provincial de Combate ao SIDA de Tete, Miguel Marcelino, explicou que a liderança exercida através de exemplos, cometimento e militância pessoal dos líderes comunitários aos vários níveis, tem logrado ganhos assinaláveis. Estes têm criado ambientes apropriados de procura de serviço tais como de assistência psicológica e legal.

O responsável entende que a experiência da iniciativa Presidencial cuja réplica conheceu um movimento acentuado na vigência do PEN III, o trabalho exercido pelos Governos Provinciais e Distritais, a fiscalização dos grupos parlamentares e o papel das lideranças, tem sido referências em processos de advocacia em torno dos problemas que a epidemia representa.

Miguel Marcelino não tem dúvidas de que a busca de soluções locais e apropriadas para ajudar a minimizar os impactos deste flagelo no tecido social nacional tem trazido resultados assinaláveis.

Refira-se que no encontro, entre vários temas, foram debatidos assuntos sobre a situação epidemiológica do HIV e SIDA, Covid-19 e HIV, avaliação do PEN IV e o Marco conceptual do PEN V.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram