Nótícia

Secretário Executivo do CNCS orienta abertura da capacitação das OCBs, em monitoria liderada pela comunidade em Tete

4 de Abril de 2022

O Conselho Provincial de Combate ao SIDA de Tete, iniciou hoje segunda-feira, até a próxima quarta-feira, dia 6 de Abril de 2022, com a formação das Organizações de Base Comunitária, selecionadas para a implementação da Monitoria Liderada pela Comunidade (MLC), visando a melhoria da qualidade dos serviços do HIV e SIDA ao nível das Unidades Sanitárias, nas cidades de Tete e Moatize, e nos Distritos de Changara e Cahora Bassa, em número de cinco.

Na sua intervenção de abertura, o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, Francisco Mbofana, disse ao presentes que “com a monitoria liderada pela comunidade, pretende-se trabalhar na área  de qualidade de serviço e no atendimento dos pacientes em melhores condições e privacidade, pois, tem se verificado ainda que pessoas de um determinado lugar, vão à procura do tratamento nos lugares mais próximos, com medo de serem excluídos nas famílias e comunidades por causa do seu estado serológico. Com este exercício, pretende-se propor soluções que devem ser implementados com a monitoria da comunidade e fazer seguimento dessas soluções para a sua implementação”  disse Dr. Mbofana. De referir que esse exercício, insere-se no financiamento ora recebido pelo Secretariado Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (SE- CNCS), Órgão do Estado, responsável pela coordenação da implementação da resposta nacional a epidemia, do parceiro PEPFAR (U.S. Presidents Emergency Plan for Aids Relief), para o fortalecimento dos sistemas de Resposta Nacional ao HIV e SIDA subvencionado vinte e duas organizações implementadoras. E o valor a conceber a cada organização não deverá exceder o montante de 1.200.00,00Mts (um milhão e duzentos mil meticais) e nem estar abaixo de 1.080.000,00 Mts (um milhão e oitenta mil meticais) para as actividades a serem implementadas até Agosto de 2022.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram