Nótícia

Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA visita CNCS

22 de Setembro de 2019
Foto de família (Secretário Executivo do CNCS, Presidente da ANASO, membros da ANASO e integrantes da PLASOC- M)
Foto de família (Secretário Executivo do CNCS, Presidente da ANASO, membros da ANASO e integrantes da PLASOC- M)

Maputo, Setembro de 2019 - O Secretário Executivo do CNCS, Dr. Francisco Mbofana, recebeu esta segunda-feira, em Maputo, uma delegação da Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA (ANASO).

Trata-se de uma visita que visava essencialmente perceber de perto os esforços empreendidos pelo CNCS e organizações da Sociedade Civil na Resposta Nacional ao HIV e SIDA.

Secretário Executivo do CNCS, Dr. Francisco Mbofana

Intervindo na ocasião, o Secretário Executivo do CNCS, Dr. Francisco Mbofana fez uma radiografia da situação actual da epidemia em Moçambique, progressos, desafios e um breve historial da Conselho Nacional de Combate ao SIDA.

Prosseguindo, o titular da pasta executiva do CNCS, fez saber que, apesar dos poucos recursos disponíveis, há progressos assinaláveis na resposta à epidemia e que várias organizações de base comunitária, já se beneficiaram de fundos do CNCS para implementação de acções na comunidade.

Entretanto, a delegação angolana liderada no encontro por António Coelho, presidente da ANASO, mostrou preocupação com a fraca intervenção comunitária para a prevenção do HIV naquele país africano.

Durante a visita de seis dias à Moçambique, a ANASO pretende interagir com as organizações da sociedade civil para aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho realizado por estas a nível comunitário e partilhar experiências sobre monitoria das acções comunitárias.

Representante da ANASO

Dados avançados pela ANASO, indicam que Angola está entre os países com prevalência do HIV mais baixa da região subsariana (2%) e regista em média por ano 25 mil novas infecções por HIV. A cobertura do tratamento antirretroviral na população em geral é de 26%. Importa referir que a ANASO é uma organização de âmbito nacional com representação em todas as províncias de Angola, através de pontos focais. Foi constituída em 1994 e conta com 315 membros entre organizações não-governamentais, organizações comunitárias de base entre outros.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram