Telefones: 843890558 / 823001102
info@cncs.gov.mz
Nótícia

Projecto GIIG melhora resposta ao HIV no distrito

26 de Agosto de 2021

A Presidente do Conselho Distrital de Combate ao SIDA e administradora do distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, Etelvina Fevereiro, disse o projecto Goverment to Goverment (GIIG), financiado pelo Governo americano, melhorou a gestão da resposta ao HIV e SIDA naquela parcela do País.

Etelvina Fevereiro, explicou que o meio de transporte e o equipamento informático disponibilizado através do projecto, ajudou na simplificação do trabalho realizado pelo Ponto Focal do Conselho Distrital de Combate ao SIDA. 

Os membros dos Conselhos Distritais de Combate ao SIDA (CDCS) foram capacitados em planificação, implementação e monitoria de acções de resposta ao HIV, que contribuíram para a melhoria do conhecimento e habilidades dos membros do CDCS.

Segundo a dirigente, o distrito de Chiúre é o mais populoso da província de Cabo Delgado e, um corredor “por isso, o combate ao HIV ainda é um desafio, devido em parte pela presença de mulheres trabalhadoras de sexo”. 

Refira-se que em 2018, o Governo de Moçambique, através do Conselho Nacional de Combate ao SIDA e o Governo dos Estados Unidos de América, através da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), assinaram um acordo de financiamento materializado através da “Carta de Implementação IL-656-18-018-01 ao abrigo do 656-DOAG-656-18-018-0” que tem como objectivo o fortalecimento dos sistemas de resposta ao HIV. 

O projecto tem sido implementado de forma faseada, tendo a primeira fase abrangido 5 províncias (Cabo Delgado, Niassa, Manica, Sofala e Inhambane) e em cada uma destas províncias foram seleccionados 3 distritos de acordo com os critérios estabelecidos perfazendo um total de 15 distritos. 

As acções previstas no acordo acima referido, tinham o seu enquadramento no Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA (PEN IV 2016-2020) e continuarão a ter no PEN V e visam contribuir para o fortalecimento da coordenação e gestão da resposta nacional ao HIV e SIDA rumo ao controlo da epidemia de HIV até 2030. 

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2021
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram