Nótícia

Presidente da República participou em Kigali, no Ruanda, na XX Conferência Internacional sobre SIDA e Infecções de Transmissão Sexual em África

6 de Dezembro de 2019

Sua Excelência Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse, em Kigali, que o Governo moçambicano está determinado em combater o HIV e SIDA até à sua erradicação e a proliferação de infecções sexualmente transmissíveis. O chefe de estado falava durante a abertura da Reunião de alto nível dos líderes africanos sobre o investimento na área da saúde,

Segundo Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, o país está a edificar um serviço de saúde forte e resiliente assente em dois princípios gerais dos cuidados primários. “O primeiro é a provisão de mais e melhores serviços de saúde, e o segundo é a implementação de uma agenda holística de reforma para minimizar de forma sustentável os desafios actuais dos serviços de saúde”, disse o Chefe do Estado perante o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, representantes de Chefes de Estado e de Governo africanos, ministros, diplomatas, empresários, sociedade civil, entre outras personalidades.

O Presidente da República indicou que são parte integrante das reformas no sector o investimento em recursos humanos e adopção de uma estratégia para o esforço do financiamento doméstico, face aos desafios actuais e vindouros.

“São parte integrante dessas reformas o investimento em recursos humanos e adopção duma estratégia para o financiamento doméstico. Por ser uma nova experiência tem exigido enorme esforço do Governo central e local, na componente assistencial, estando em discussão novas abordagens, de modo a permitir nova dinâmica sob ponto de vista dos resultados desejados”, disse.

Para o chefe do Governo, à frente dos ganhos até agora conseguidos, está a prevenção e controlo de doenças, acrescentando que a estratégia de reforma adoptada pelo Governo preconiza a descentralização dos cuidados de saúde primários para a responsabilidade do poder local, por se acreditar ser este nível onde devem ser tomadas as decisões e as medidas-chave para a redução das doenças.

Ainda no quadro das estratégias adoptadas, o Chefe do Estado apontou a iniciativa presidencial "Um Distrito, Um Hospital" , bem como os esforços que estão em curso para aumentar os financiamentos á saúde, para enfrentar os desafios de transmissão da malária, Tuberculose, Sida e doenças não transmissíveis, como o cancro.

Entretanto, e à margem da XX ICASA, o Chefe do Estado moçambicano reuniu-se com a Directora Executiva da ONUSIDA, Winnie Byanyima, com quem analisou a forma mais eficaz de esta organização apoiar Moçambique na angariação de fundos para os programas de combate ao SIDA.

Também teve um encontro com o Presidente ruandês Paul Kagame, onde se passou em revista a cooperação bilateral, e o reforço das relações de amizade e cooperação entre os povos.

Importa realçar que antes de partir para Kigali, Sua Excelência Presidente da República, orientou as cerimónias centrais do dia Mundial de Luta conta a SIDA no Pavilhão de Desportos do Ferroviário de Nampula.

Refira-se que ICASA é uma plataforma que visa chamar atenção dos líderes africanos para a estratégia 90-90-90 (que 90 por cento das pessoas conheçam seu status; que 90 por cento das pessoas recebam terapia antirretroviral; e que 90 por cento das pessoas tenham carga viral suprimida), e concentra-se na renovação do seu compromisso de uma África livre do SIDA, e de como alcançar essa visão.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram