Nótícia

Campanha “Namoro Seguro”

1 de Março de 2023

Fevereiro é o mês de implementação da campanha “Namoro Seguro”. Não fugindo à regra, os Conselhos Provinciais de Combate ao SIDA desenvolveram actividades de consciencialização sobre a importância de uso do preservativo na população sexualmente activa.

É uma iniciativa que visa consciencializar a sociedade, em particular, os adolescentes e jovens sobre os benefícios de uso do preservativo para prevenção do HIV e outras infeções de transmissão sexual assim como da gravidez indesejada. 

Durante o mês, os conselhos provinciais fizeram a distribuição do material de informação, educação e comunicação, preservativos femininos e masculinos bem como lubrificantes em locais públicos e aglomerados, nos sectores público e privado e em organizações da sociedade civil. A actividade incluiu a demonstração de como se deve usar o preservativo de forma correcto e consistente. 

Acompanhe a seguir alguns dos eventos que enalteceram a campanha “Namoro Seguro”.

O Conselho Provincial de Combate ao SIDA de Manica em parceria com organizações OMES e ANDA realizou uma palestra de sensibilização para o uso correcto e consistente do preservativo assim como distribui este meio de prevenção para os munícipes da cidade de Chimoio, durante uma sessão de ginástica aeróbica. 

De igual modo, em coordenação com as organizações FDC-Kubatsirana e ECOSIDA, na Universidade UNIZAMBEZE, houve uma palestra de sensibilização sobre a prevenção do HIV, Métodos de prevenção, Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós- exposição (PeP), bem como a   promoção de Auto-Teste em HIV.  Foram disponibilizados mais de 100 Auto-testes em HIV, material  IEC assim como os preservativos masculinos e femininos.

Em Sofala, houve disponibilização de material de informação, educação e comunicação sobre HIV aos pontos focais do sector público com intuito de consciencializar os funcionários públicos e seus familiares sobre os benefícios de uso do preservativo como meio de prevenção do HIV, das ITS e da gravidez indesejada.

A mesma actividade foi realizada na província de Niassa, norte do país, onde foram distribuídos cartazes, folhetos e autocolantes informativos, educativos e comunicativos nos sectores público e privado. Neste ponto do país, foram ainda disponibilizados 300.000 preservativos masculinos, 30.000 preservativos femininos e 5.000 unidades de gel lubrificante.

Já em Inhambane, o Conselho Distrital de Combate ao SIDA de Zavala em coordenação com os parceiros EGPAF e FDC-Mahlahle realizou uma palestra de sensibilização na Escola Secundária de Mahamba, localidade de Zandamela, tendo sido ministradas as seguintes temáticas: Adiamento da actividade sexual para mais tarde; O uso correcto do preservativo feminino e masculino como forma de prevenção do HIV, ITS e gravidez indesejada; Promoção de auto-teste. A actividade contou ainda com a distribuição de 7000 preservativos.

Na província do Maputo, o Conselho Provincial de Combate ao SIDA e parceiros, com recurso a campanha “ONE STOP, ONE BOX” distribuiram massivamente preservativos em locais públicos, no distrito da Matola. Os locais escolhidos foram paragens, escolas, vias públicas e outros locais de maior aglomeração populacional.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram