Nótícia

CADA VEZ MAIS PESSOAS VIVENDO COM O HIV TÊM A CARGA VIRAL INDETECTÁVEL

22 de Março de 2023

O Ministro da Saúde e Vice-presidente do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), Armindo Tiago enalteceu os progressos alcançados na resposta Nacional ao HIV, indicando que actualmente cada vez mais Pessoas Vivendo com HIV têm a carga viral indetetável, constituindo um indicador muito importante para a redução de novas infecções pelo HIV, condição essencial para acabar com o HIV e SIDA como ameaça de saúde pública até 2030.

O dado, foi apresentado na quarta-feira 22 de Março de 2023, na sessão de abertura da II Reunião Nacional de Reflexão sobre o Envolvimento das Pessoas Vivendo com o HIV na Resposta ao HIV e SIDA.

Para Tiago, o envolvimento dos que vivem com o HIV nas acções da resposta é de capital importância para a redução do estigma e discriminação, na medida em que enviará um forte sinal à sociedade sobre a aceitação e o reconhecimento da normalidade do HIV e SIDA.

Por seu, o Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana, destacou a importância da eliminação do estigma e discriminação como condição para o maior acesso das pessoas aos serviços de testagem, adesão e retenção nos cuidados e tratamento para alcançar o nível indectável da carga viral.

Sob o lema “Envolver as pessoas vivendo com o HIV na resposta multissectorial é garantir a igualdade e inclusão na resposta rumo a eliminação do HIV como problema de saúde pública até 2030”, a reunião, organizada pela redes de Assocacoes de pessoas vivendo com HIV - Monet-plus   com poio do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, conta com a participação de representantes do governo, associações de Pessoas Vivendo com o HIV, organizações da sociedade civil, instituições dos sectores público e privado e parceiros de cooperação.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram