Nótícia

O CNCS realiza a IV reunião do Conselho Consultivo

12 de Setembro de 2022

O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) realiza entre os dias 12 e 13 de Setembro a IV reunião do Conselho Consultivo, um órgão de consulta que reúne anualmente para analisar o progresso da resposta nacional ao HIV e SIDA em Moçambique e conta com a participação  quadros seniores e pessoal técnico do Secretariado do Conselho Nacional e dos Conselhos Provinciais de Combate ao SIDA, assim como de parceiros de cooperação e da resposta ao HIV e SIDA, a nível dos sectores público, privado e da sociedade civil.

O evento, cuja sessão de abertura foi presidida por Sua Excelência o Ministro da Saúde e Vice-presidente do CNCS, Professor Doutor Armindo Tiago e dirigido pelo Excelentíssimo Senhor Secretário Executivo CNCS, Dr. Francisco Mbofana, decorre sob o lema: “Acabar com as desigualdades que impulsionam a epidemia do HIV e priorizar a prevenção”.

Na sua intervenção o timoneiro do pelouro da saúde disse que Moçambique tem feito progressos assinaláveis na resposta ao HIV e SIDA, reconhecendo, porém, haver de continuar a fazer cada vez mais e melhor. O Ministro fez notar que 88% dos 2,1 milhões de moçambicanos vivendo com o HIV conhecem o seu estado em relação ao HIV, e desses, 1,8 milhão de pessoas estão em tratamento em mais de 1.700 US do SNS, dos quais 88% alcançaram a supressão viral.  

Segundo ainda o Ministro, apesar dos sucessos, o número de novas infecções continua alto em Moçambique (94.000). Por um lado, cerca de 76 raparigas adolescentes e mulheres jovens (15-24) sendo infectadas diariamente e por outro lado cerca de 12 crianças por cada 100 mulheres seropositivas ainda nascem com HIV, filhos de mães soropositivas. 

Na sua intervenção Armindo Tiago recomendou que as intervenções da resposta ao HIV e SIDA em Moçambique tenha um foco intensificado na prevenção do HIV como prioridade para que o país possa atingir a meta de cobertura de prevenção de 95% e a meta de menos de 50.000 novas infecções até 2025.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram