Nótícia

Mecanismo de Coordenação do País realiza Diálogo Nacional em Maputo

21 de Janeiro de 2020

Teve lugar em Janeiro deste ano, na cidade de Maputo, um encontro denominado "Diálogo Nacional" inserido no âmbito da elaboração do pedido de financiamento ao Fundo Global para o período de 2021-2023. O referido diálogo é realizado sob a égide do Mecanismo de Coordenação do País (MCP) em Moçambique, uma plataforma cuja missão é de mobilizar recursos junto ao Fundo Global (FG) para o controlo do HIV e SIDA, da Tuberculose (TB) e da Malária e contribuir para o bom desempenho da implementação de diversas subvenções.

O objectivo do "Diálogo Nacional" é efectuar uma consulta transparente e inclusiva sobre as prioridades para as propostas ao Fundo Global, esperando que  o mesmo produza um entendimento comum sobre o novo ciclo de financiamento do Fundo Global, bem como o desempenho e desafios nas respostas e estratégias nacionais de HIV e SIDA, TB e Malária.

O Fundo Global é um dos principais financiadores da resposta ao HIV e SIDA, TB e Malária em Moçambique. O actual financiamento cobre o período de Janeiro de 2018 a Dezembro de 2020, com um valor de 523 milhões de ddólares e tem como principais implementadores o Ministério da Saúde (programas de HIV, TB e Malária) por parte do Governo e Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, Centro de Colaboração em Saúde e Visão Mundial por parte da sociedade civil.

Recentemente o Fundo Global anunciou um incremento do seu financiamento para Moçambique para o período 2021-2023 pra 751,513,182 dólares norte americanos para fazer face ao controlo do HIV e SIDA, TB e Malária no referido triénio.

Falando à margem da reunião do Diálogo Nacional, Dr. Francisco Mbofana, Vice-Presidente em exercício do Mecanismo de Coordenação do país (MCP), disse que o processo de mobilização de recursos junto ao Fundo Global deve ser inclusivo, envolvendo os afectados pelo HIV e SIDA, TB e Malária, os que determinam as políticas, bem como os implementadores dos serviços de controle das doenças supramencionadas.

Participam da reunião do "Diálogo Nacional", representantes do Governo, técnicos, gestores de programas, representantes dos beneficiários dos programas e parceiros de cooperação de nível central e provincial.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram