Nótícia

Em Nairóbi, mundo quer avançar metas sobre População e Desenvolvimento

12 de Novembro de 2019

Representantes mundiais estão a caminho de Nairóbi, Quénia, para participar no encontro sobre os 25 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, Icpd25. O evento de dois dias começa a 12 de Novembro.

Em 1994, vários governos, ONGs e sector privado se reuniram na conferência do Cairo. O encontro do Egipto ficou na história por reconhecer a força da ligação entre população e desenvolvimento e que era preciso aumentar o poder das mulheres.

Foi essa reunião global que, primeira vez, destacou que era necessário defender a  saúde reprodutiva e sexual e os direitos da mulher em acordos globais sobre população e desenvolvimento.

A Icpd25  quer renovar e melhorar o plano de acção adotado no Cairo. Outra meta é fazer avançar  o Programa de Acção da Icpd, tendo em conta a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável e as metas globais para os próximos 10 anos. O evento pretende garantir que ninguém seja esquecido nesses campos.

Antes da reunião de Nairóbi, a ONU fez uma consulta global sobre o que ainda resta a fazer para que as metas sobre população e desenvolvimento possam avançar.

A conferência deve discutir temas como melhorar o financiamento, a população e o desenvolvimento sustentável, práticas femeninas nocivas,  a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos para todos em situações humanitárias e frágeis.

As Nações Unidas declaram que “houve progressos notáveis” desde a adopção do Programa de Acção do Cairo sobre População e Desenvolvimento aprovado por 179 Estados.

Mortalidade

De acordo com a organização, o número de pessoas que usam contraceptivos em todo o mundo aumentou 25%. Os partos de mães adolescentes diminuíram de forma acentuada e houve uma queda da taxa de mortalidade materna em nível global.

Para a ONU, o desafio é tornar esse avanço mais rápido e equilibrado, permitir o acesso de centenas de milhões de mulheres a contraceptivos e alcançar as metas globais para baixar as mortes maternas.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram