Nótícia

Conselhos Provinciais de Combate ao SIDA capacitados em HIV num contexto de emergências

24 de Fevereiro de 2022

Conselhos Provinciais de Combate ao SIDA (CPCS) de Cabo Delgado e Nampula foram capacitados durante dois dias em matérias de HIV em períodos de emergência na Cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado.

O evento foi dirigido por Sua Excelência Valige Tauabo, Governador Província de Cabo Delgado, que na ocasião classificou de desumana a violação de direitos humanos das pessoas vivendo com HIV.

Tauabo recomendou a todas as forças vivas da sociedade, a trabalharem arduamente, no sentido de melhorarem as condições de vida das pessoas infectadas pela epidemia do HIV, principalmente os deslocados que deixaram para trás todos os seus pertences e medicamentos.

Por sua vez, o Secretário Executivo do Conselho Provincial de Combate ao SIDA de Cabo Delgado, Teles Jemusse, explicou que a capacitação está alinhada com um dos objectivos do Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA (2021-2025) que visa fortalecer a resposta ao HIV em situações de emergência. 

Para o dirigente, todos os anos milhares de moçambicanos são afectados por crises humanitárias resultantes tanto de fenómenos naturais extremos como cheias, ciclones, quanto de origem humana (por exemplo, terrorismo), daí ser importante trazer esta nova abordagem.

Jemusse informou ainda que uma proporção significativa de pessoas afectadas por estas crises, vivem com HIV e outras em alto risco de infecção pelo vírus.

Refira-se que este encontro teve duração de dois dias e juntou na mesma sala, pontos focais dos CPCS de Cabo Delgado e Nampula, técnicos do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de desastres (INGD), Ministério da Saúde (MISAU) e de diferentes sectores de actividades da província.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram