Nótícia

CNCS REALIZA I SESSÃO DO CONSELHO DIRECTIVO 

17 de Junho de 2022

O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) realizou esta quarta-feira, 15/06, a primeira sessão do Conselho Directivo.

O encontro, que foi dirigido por Sua Excelência, Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, teve como principal objectivo apresentar o relatório de balanço da implementação do Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA (PEN) em 2021 e o plano de actividades da Resposta Nacional para o ano 2022.

Os dois documentos, ora apresentados, foram aprovados durante esta sessão, que, pela primeira vez, foi dirigido pelo novo Primeiro-Ministro na qualidade de Presidente do CNCS.

Intervindo na ocasião, Sua Excia Primeiro-Ministro, exortou a todos os intervenientes da resposta nacional ao HIV, a continuarem a trabalhar arduamente, principalmente nas comunidades, para alcançarem o objectivo de acabar com HIV como ameaça à saúde pública até 2030.

Já o Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana, que apresentou o relatório balanço da implementação do PEN V em 2021 e o plano de resposta ao HIV, para este ano, explicou que em Moçambique, 2.1 milhões de pessoas vive com HIV e que diferentes intervenções estão a ser realizadas para reduzir as novas infecções por HIV e mortes relacionadas ao SIDA.

Refira-se que a sessão contou com a participação de representantes da Sociedade Civil, Sector Público e do Sector Privado.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram