Nótícia

CNCS perspectiva implementação do PEN V

8 de Julho de 2021

Arrancou esta quarta-feira, em Maputo, a III Reunião do Conselho Consultivo do SE-CNCS com olhos postos na implementação do Plano Estratégico Nacional V, documento orientador aprovado recentemente no Conselho de Ministros para os próximos cinco anos.

Falando na cerimónia de abertura, o Ministro da Saúde e Vice-presidente do CNCS, Prof. Doutor Armindo Tiago, explicou que apesar dos resultados dos principais indicadores da resposta nacional ao HIV e SIDA sejam encorajadores “o cumprimento das metas assumidas no PEN V requer o nosso redobrar de esforços e um maior engajamento de todos os actores na busca de melhores abordagens para implementação da resposta ao HIV e SIDA”.

Armindo Tiago considera a realização deste Conselho Consultivo, um momento oportuno para o SE-CNCS fazer uma introspecção sobre o seu papel como órgão coordenador da resposta, bem como traçar estratégias com vista ao fortalecimento da resposta ao HIV e SIDA, num momento em que os recursos para o combate a esta epidemia são cada vez mais escassos. 

Por seu turno, o Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana explicou que este encontro vai analisar o PEN V aprovado no Conselho de Ministros, oportunidades e as acções de implementação do próprio Plano.

Francisco Mbofana disse ainda que esta reunião é importante para traçar acções para ultrapassar os novos desafios como é o caso da descentralização.

Refira-se que este encontro com duração de dois dias tem como lema “Coordenando a Resposta Nacional ao HIV e SIDA num contexto de múltiplas emergências”.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram