Nótícia

CNCS E PARCEIROS BUSCAM SOLUÇÕES PARA FAZER FACE AS EMERGÊNCIAS  

23 de Junho de 2022

O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) com apoio da ONUSIDA e outras organizações das Nações Unidas, realizou entre 22/06 e 23/06, uma capacitação em HIV no contexto de emergências, destinada ao Governo, Sociedade Civil, e Parceiros da Resposta ao HIV. 

O evento que foi dirigido pelo Secretário Executivo do CNCS, Dr. Francisco Mbofana, contou com a presença da Directora da ONUSIDA em Moçambique, Marta Bazina e tinha outros objectivos fortalecer a capacidade dos actores da resposta ao HIV no contexto de emergências em Moçambique. Com a capacitação pretende-se estabelecer um entendimento comum sobre mecanismos e estruturas de coordenação e resposta aos desastres e integração do HIV no contexto de emergências.

Discursando na ocasião, o Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana, defendeu a necessidade de haver maior preparação para fazer face aos desastres naturais, uma vez que vários deslocados deixam para trás os seus medicamentos antiretriovirais.

Mbofana falou ainda dos vários desafios em períodos de emergências, como por exemplo a igualdade de género, uma vez que várias mulheres e raparigas ficam expostas a exploração sexual. Outro aspecto não menos importante segundo o dirigente tem que ver com a insegurança alimentar para adesão ao tratamento e saúde das pessoas vivendo com HIV.

Já a directora da ONUSIDA em Moçambqiue, Marta Bazima disse que as emergências podem aumentar o risco de infecção por HIV ao romper a ordem social ou ao enfrentar mulheres e crianças vulneráveis para se envolverem em sexo transacional em troca de comida e segurança.

A capacitação em HIV e emergências irá acontecer ainda em três provinciais representativas das três regiões do país nomeadamente, Gaza, Sofala e Cabo Delgado.

Refira-se que nesta primeira capacitação participaram técnicos do CNCS, Conselhos Provinciais de Combate ao SIDA de Nampula, Sofala e Gaza, técnico do MISAU, INGD, UNAIDS, PEPFAR e USAID.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram