Nótícia

CNCS e MISAU lançam campanha para eliminar estigma

4 de Junho de 2021

Denominada “Somos Iguais, Juntos Vencemos”, a campanha de comunicação foi desenhada pela Population Service International (PSI) e é resultado da colaboração de vários intervenientes.

Com duração de cinco meses, a campanha que tem como público alvo todos os extractos sociais, será veiculada nas redes sociais (Facebook, Youtube, Instagram, etc), bem como na Rádio e Televisão e, foi lançada esta segunda-feira, 3 de Maio de 2021, em Maputo, numa cerimónia orientada pelo Ministro da Saúde, Armindo Tiago. 

Na ocasião, o dirigente começou por destacar os resultados encorajadores que têm vindo a ser alcançados no contexto da resposta nacional ao HIV e SIDA, frisando que até Dezembro de 2020, 82% das pessoas vivendo com HIV conheciam o seu seroestado, 68% estavam em tratamento antirretroviral e 56% tinham alcançado a supressão viral.

No entanto, apesar dos resultados, Armindo Tiago referiu que persistem desafios e que, o panorama actual seria melhor se não fosse o estigma e a discriminação porque passam as pessoas vivendo com HIV.

É daí que, segundo o ministro, a campanha hoje lançada, que se enquadra nos esforços do governo para a eliminação de todas as formas de estigma e discriminação, factores responsáveis pela não implementação, na plenitude, da resposta nacional à epidemia do HIV, não só vai permitir alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e metas preconizadas até 2030, mas também, acabar com a doença.

Desde o início da epidemia foram aprovadas no país, leis, directrizes e outros instrumentos que visam a criação de um ambiente favorável ao alcance destes objectivos.

A campanha de comunicação Somos Iguais, Juntos Vencemos”, esta Segunda-feira lançada foi apresentada ao público pelo Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana.

Assistiram à cerimónia, representante do PEPFAR, CDC África, USAID, Sociedade civil, Projecto EpiC, quadros do MISAU e diferentes individualidades.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram