Nótícia

Pontos Focais Sectoriais engajados na resposta ao HIV e SIDA

10 de Novembro de 2020

Arrancou terça feira, 10 de Novembro, a capacitação dos Pontos Focais Sectoriais das instituições de representação do Estado e do Governo Provincial, na elaboração de Planos de Actividades de Resposta ao SIDA ao nível do Sector Público.

Esta acção insere-se no âmbito do cumprimento da orientação de Sua Excelência, Vitória Diogo, Secretária de Estado na Província de Maputo e Presidente do Conselho Provincial de Combate ao HIV e SIDA, emanada durante a apresentação da Estratégia de Resposta ao HIV e SIDA na Função Pública, na sessão ordinária do Governo.

Durante os 03 dias de trabalho, os participantes serão dotados de ferramentas para elaborar Planos de actividades que espelhem a realidade de cada sector e instituições  de tutela.

Discursando na ocasião, o Secretário  Executivo Provincial, Delso Damas, disse que a epidemia do HIV e SIDA continua a ser uma preocupação  para o sector público em Moçambique, pois estima-se que no país 47.580 funcionários e agentes do estado vivem com o HIV, sendo 5.367  na Província de Maputo.

Num outro desenvolvimento, o representante do SE-CPCS reconheceu a importância dos funcionários e agentes do Estado na desenvolvimento socioeconómico da Província e por via disso, apelou o aumento da  vigilância relativamente as formas de prevenção da infecção pelo HIV e por outro, desafiou os participantes a trabalharem de forma activa para incluírem nos Planos Económicos e sociais e Orçamento do Estado, acções de Resposta ao HIV e SIDA.

No final do encontro,  o Secretário Executivo saudou a participação dos Pontos Focais e a colaboração da Pathfinder International na organização desta actividade.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram