Nótícia

Anne Guithuku-Shongwe visita centro de acomodação de Metuge

23 de Agosto de 2022

Maputo, Agosto de 2022- A Directora da ONUSIDA para a região da África Austral e Oriental, Anne Guithuku-Shongwe, visitou Moçambique de 15 a 18 de Agosto.

Durante a sua estadia, a dirigente foi recebida em audiência pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo no seu gabinete. 

Anne Guithuku-Shongwe visitou à província de Cabo Delgado actualmente fustigada por ataques terroristas que contribuíram para a deslocação de milhares de pessoas para zonas mais seguras, sendo que grande parte abrigadas em centros de acomodação e residências de voluntários.

Naquela província, juntamente com o Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), Dr. Francisco Mbofana e o representante da ONUSIDA em Moçambique, Michel Kouakou, visitou o Conselho Provincial de Combate ao SIDA local, manteve encontros de cortesia com o Secretário de Estado e Governador da Província.  

Shongue manteve ainda um encontro com o administrador do distrito de Metuge, participou de uma reunião com as organizações da sociedade civil locais e teve ainda oportunidade visitar o centro de acomodação de Metuge para deslocados dos ataques terroristas e uma unidade sanitária instalada no centro.

Refira-se que na província de Cabo Delgado milhares de pessoas foram obrigadas a se deslocarem das suas zonas de origem devido aos ataques terroristas que afectam os distritos da zona norte, sendo que uma proporção significativa de pessoas afectadas por esta crise, vive com HIV e outra em alto risco de infecção pelo vírus.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram