Nótícia

Primeira-dama promete continuar a dar todo o apoio que for necessário para mitigar o impacto negativo de HIV

3 de Dezembro de 2021

A esposa do Presidente da República prometeu esta quarta-feira (1/12), dar todo o apoio necessário para mitigar o impacto negativo de HIV nas crianças. Isaura Nyusi, falava em Macia, distrito de Bilene, Província de Gaza, nas comemorações do Dia Mundial de Luta contra o SIDA.

Isaura Nyusi escalou o Centro de Saúde da Macia, onde procedeu à oferta de dois enxovais a bebés nascidos no dia 1 de Dezembro, manifestando assim, o seu compromisso em prol de uma infância condigna rumo a um futuro melhor.

A esposa do Chefe de Estado escalou também o Centro Social Integrado da Macia – SEKELEKA, onde para além de interagir e confraternizar com as crianças “flores que nunca murcham” ofereceu brindes, material escolar, géneros alimentícios, além de uma entrega simbólica de maios de compensação (carrinhas de rodas) a crianças com necessidades especiais.

Durante o seu discurso, Isaura Nyusi a prevenção continua a ser o caminho mais acertado para que tenhamos uma sociedade livre de HIV e SIDA. 

Prosseguindo, afirmou que devemos apostar na prevenção, para que as crianças, adolescentes e jovens possam ter a oportunidade de contribuir com o seu saber para o desenvolvimento de Moçambique. 

A Primeira-dama referiu que devemos também, devemos garantir que as crianças expostas ao HIV sejam diagnosticadas e iniciem o tratamento antirretroviral o mais rápido possível para se manterem saudáveis.

Por seu turno, a Vice-Embaixadora dos Estados Unidos da América em Moçambique, Abigail Dressel disse que devemos comemorar os avanços na área da saúde nos últimos 20 anos, uma vez que mais de 1,6 milhões de moçambicanos receberem medicação antirretroviral e todos os que testam positivo podem iniciar imediatamente o tratamento. 

Abigail Dressel afirmou que ainda há muito trabalho por fazer porque “quase 40% das crianças que vivem com HIV não estão a receber esse tratamento que salva vidas e mais de 13 por cento das mães seropositivas transmitem a doença durante o parto”.

Refira-se que o Centro Social Integrado da Macia – SEKELEKA é uma instituição de caris social que oferece oportunidades de educação e formação em diversas áreas, sendo de destacar a serralharia, padaria, costura e informática. 

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram