No âmbito da Operacionalização da Estratégia Nacional do Preservativo (2020-2023), a Província de Maputo efectuou na manhã do dia 17/11/2022, no Distrito de Boane, o lançamento da campanha piloto de criação de demanda e aumento da disponibilidade e acessibilidade do preservativo gratuíto, denominada “Fazes bem”.
A campanha tem como objectivo aumentar o acesso, a disponibilização e o uso correcto e consistente do preservativo para reduzir as infecções por HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis e prevenir gravidez indesejada.
O evento foi presidido pela Secretária Executiva Adjunta do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, Dra. Idalina Libombo e contou com a participação do Secretário Permanente do Distrito, dr. António Francisco Cossa, dos membros e convidados do Governo Provincial e Distrital, dos representantes do sector privado e organizações da sociedade civil engajadas na resposta ao HIV e SIDA.
Fazendo uso da palavra, a Secretária Executiva Adjunta do CNCS disse que as relações sexuais desprotegidas com um parceiro infectado constituem a principal via de transmissao do HIV, tornando-se resposnsável por mais de 90% do total das infecções. Por via disso, a Dra. Idalina Libombo sublinhou que a presente campanha constitui a materialização de mais uma iniciativa que visa responder os objectivos do Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA na redução do número de novas infecções.
Por sua vez, o Secretário Permanente do Distrito de Boane, saudou a iniciativa e o papel de todos actores envolvidos na materialização da campanha, visto que, através da mesma o distrito realizou o mapeamento dos pontos de acesso ao preservativo e a sua respectiva activação.
A representante da Hollard Seguros, fazendo uso da palavra,demonstrou a sua satisfação por fazer parte desta iniciativa e apontou a relevância desta campanha na promoção do preservativo gratuito ao nível das comunidades.
Refira-se que durante o evento efetuou-se a entrega simbólica dos kits de activação para as organizações da sociedade civil, assim como das bicicletas aos Agentes Polivalentes Elementares (APEs), como resultado da parceria estabelecida entre o Projecto Last Mile e a Hollard Seguros.