Maputo, Novembro de 2019 – Teve lugar dia 22 de Novembro de 2019, na cidade de Maputo, a I sessão Ordinária do Conselho Directivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA.
A reunião foi orintada por Sua Excelência Primeiro-Ministro e Presidente do CNCS, Carlos Agostinho do Rosário e tinha como objectivo analisar o relatório do meio-termo do PEN IV, documento importante para a elaboração do PEN V (2021 – 2025).
Na sua intervenção, Sua Excelência Carlos Agostinho do Rosário, exortou aos implementadores da resposta a trabalharem na mudança de comportamento, uma vez desempenhar um aspecto fundamental na resposta ao HIV e SIDA.
O Conselho Directivo do CNCS apreciou os Termos de Referência das Celebrações do 1º de Dezembro, dia Mundial de Luta contra a SIDA cuja as cerimónias centrais terão lugar na Cidade de Nampula e serão dirigidas por Sua Excelência Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
A presente reunião Ordinária do Conselho Directivo do CNCS, por sinal a primeira deste ano, passou em revista as acções em curso tendentes à revitalizar a prevenção como o Roteiro de Prevenção do HIV, Estratégia Nacional do Preservativo, Procedimento Operacional Padronizado para adolescentes e Mulheres Jovens entre 15-24 anos e seus Parceiros.
Refira-se que o CNCS tem como competências coordenar a gestão do programa multissetorial de combate ao HIV e SIDA cujos planos de implementação são o Plano Estratégico Nacional de Combate ao HIV e SIDA e os diferentes planos de acção dos projectos e programas dos diferentes intervenientes.