O Conselho Provincial de Combate ao SIDA de Sofala, em coordenação com parceiros do Sector Público, Privado e Sociedade Civil, realizou recentemente uma marcha de sensibilização à população sobre a necessidade de Prevenção, Tratamento e Retenção dos pacientes em tratamento antirretroviral (TARV) para o alcance da supressão da carga Viral.
Participaram da marcha várias individualidades desde Administrador do Distrito da Beira, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA, confissões religiosas, representantes da Secretaria de Estado, Governador de Província, Conselho Autárquico da Beira entre outras.
Para abrilhantar a cerimónia, houve espaço para diferentes grupos culturais exibirem peças teatrais com vista a chamar a consciência do público sobre a vantagem da adesão ao Tratamento Antirretroviral sem interrupção, e consequentemente a supressão da carga viral (Indetectável =Intransmissível).
Alguns parceiros de coordenação da resposta ao HIV e SIDA, por via da feira de saúde, fizeram promoção dos serviços prestados à comunidade. Dos vários serviços disponibilizados aos presentes na feira de saúde, destaque vai para o Aconselhamento e Testagem em Saúde e demanda de preservativos, que tiveram maior interesse nos jovens dos 15 aos 24 anos.