O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) realizou esta quarta-feira, 15/06, a primeira sessão do Conselho Directivo.
O encontro, que foi dirigido por Sua Excelência, Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, teve como principal objectivo apresentar o relatório de balanço da implementação do Plano Estratégico Nacional de Resposta ao HIV e SIDA (PEN) em 2021 e o plano de actividades da Resposta Nacional para o ano 2022.
Os dois documentos, ora apresentados, foram aprovados durante esta sessão, que, pela primeira vez, foi dirigido pelo novo Primeiro-Ministro na qualidade de Presidente do CNCS.
Intervindo na ocasião, Sua Excia Primeiro-Ministro, exortou a todos os intervenientes da resposta nacional ao HIV, a continuarem a trabalhar arduamente, principalmente nas comunidades, para alcançarem o objectivo de acabar com HIV como ameaça à saúde pública até 2030.
Já o Secretário Executivo do CNCS, Francisco Mbofana, que apresentou o relatório balanço da implementação do PEN V em 2021 e o plano de resposta ao HIV, para este ano, explicou que em Moçambique, 2.1 milhões de pessoas vive com HIV e que diferentes intervenções estão a ser realizadas para reduzir as novas infecções por HIV e mortes relacionadas ao SIDA.
Refira-se que a sessão contou com a participação de representantes da Sociedade Civil, Sector Público e do Sector Privado.