O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) realizou esta segunda-feira, 13 de Julho, a 1ª Sessão do Conselho Directivo, com o objectivo de reflectir em torno da resposta nacional ao HIV e SIDA.
O evento, teve lugar na sala de reuniões do Gabinete do Primeiro-Ministro, na Cidade de Maputo e foi dirigido por Sua Excelência o Primeiro-Ministro e Presidente do CNCS, Carlos Agostinho do Rosário.
Na mesma mesa, foram discutidos diferentes assuntos de gestão da resposta nacional ao HIV e SIDA, com particular destaque para o relatório de balanço da implementação do PEN IV em 2019. Na verdade, este é um documento que apresenta as acções que foram realizadas pelos diferentes actores da resposta nacional ao HIV e SIDA, nomeadamente, os sectores público, privado e a sociedade civil.
Foi ainda apresentado o processo de elaboração do V Plano Estratégico Nacional de Combate ao HIV e SIDA (2021-2025) que já está a decorrer.
A mobilização de recursos para a resposta ao HIV e SIDA (PEPFAR e Fundo Global) e regulamento Interno do Secretariado Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA foram outros assuntos que mereceram destaque na sessão do conselho directivo.
Este encontro surge numa altura em que o CNCS comemora 20 anos de existência e diversas actividades terão lugar em todas as províncias do país.
Importa referir que este encontro contou com a presença de membros do Governo, representantes da sociedade civil e do sector privado.