O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), apresentou em Maputo, o seu novo website, uma “plataforma inclusiva” que concentra num só domínio informação essencial sobre a resposta à epidemia em Moçambique.
O novo website do CNCS foi desenvolvido considerando as necessidades de acesso de pessoas vivendo com deficiência visual. Além de informação institucional, o website oferece dados epidemiológicos de consulta rápida, repositório documental que inclui documentos estratégicos, legislação e resultados de pesquisas.
Falando na cerimónia de lançamento do website, o Secretário Executivo do CNCS, Dr. Francisco Mbofana, disse que esta é uma “plataforma inclusiva” que contém informação essencial para a resposta à epidemia. “Como devem saber, os últimos dados indicam que o nível de conhecimento tem estado estagnado. Então, nós precisamos ter uma plataforma de informação básica, de fácil acesso, no qual os indivíduos poderão informar-se sobre a doença, assim como ter a possibilidade de fazer perguntas e terem respostas mais apropriadas", salientou o Secretário Executivo do CNCS.
Prosseguindo, considerou que esta plataforma vai disponibilizar informação fundamental para a tomada de decisão, definir prioridades, melhorar a capacidade de resposta, incluindo intervenções que visam reduzir o número de infecções.
O website pode ser acedido através de diferentes dispositivos com acesso à Internet, uma característica que foi incorporada para responder ao crescente uso da população moçambicana destes meios de comunicação.
Por seu turno, o Director Residente do CDC em Moçambique, Alfredo Vergara, explicou que o projecto capacitou mais de 40 técnicos em Comunicação para a Mudança Social e de Comportamento e criou uma plataforma de monitoria na qual os parceiros do CNCS vão poder passar a reportar as actividades que desenvolvem.
“O website tem um enorme potencial para nos ajudar a ter um papel mais activo na resposta à epidemia”, afirmou Alfredo Vergara, sublinhando que permite às pessoas “aprender mais sobre o HIV”, incluindo como prevenir, tratar e viver de forma positiva com o vírus.
O novo domínio foi desenvolvido como parte de um projecto de fortalecimento na área da comunicação estabelecido entre o CNCS e os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos E.U.A. (CDC).