Projecto GIIG melhora coordenação da resposta ao HIV em Montepuez

O projecto de fortalecimento de sistemas de resposta ao HIV e SIDA tem trazido ganhos assinalados assinaláveis no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado. 

Segundo a presidente do Conselho Distrital de Combate ao SIDA e administradora do distrito de Montepuez, Isaura Máquina, a capacitação sobre HIV e SIDA, Planificação, implementação e monitoria trouxe grandes ganhos na coordenação da resposta à nível do distrito.

“Foi criada capacidade aos membros do CDCS para se envolverem mais na coordenação da resposta ao HIV. No que concerne as capacitações, não só ao ponto focal mas todos os integrantes do Conselho Distrital de Combate ao SIDA tiveram a oportunidade de participar”, detalhou a presidente acrescentando que melhorou a partilha de informação e comunicação.

A dirigente avançou com muito agrado, que dos meios que foram atribuídos ao distrito, para dar resposta ao programa, trouxe uma maior dinâmica nas actividades. “Tivemos uma motorizada, computador, secretária e modem para internet. Isto facilitou a capacidade de resposta”.

Um dos grandes desafios para o distrito de Montepuez tem que ver com a contínua capacitação dos membros do Conselho Distrital “uma vez que denotam fraca capacidade de liderança, planificação e implementação”, indicou a presidente, salientando que o distrito continua a ser um corredor para zona norte, com risco elevado de transmissão de HIV.

A presidente do CDCS pediu que os próximos projectos fossem mais abrangentes devido o aumento da população deslocada dos distritos que sofreram ataques.

Isaura Máquina recomendou para que os próximos projectos tivesse como foco a manutenção dos meios. 

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram