No mês do amor vamos falar sobre Namoro Seguro

O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) irá levar a cabo durante todo o mês de Fevereiro deste ano a campanha denominada "Namoro Seguro".

A iniciativa tem por objectivo consciencializar os adolescentes e jovens sobre a importância do uso de preservativo como meio de prevenção do HIV, ITS e outras infecções de transmissão sexual.

As acções de promoção da consciencialização e educação dos adolescentes e jovens sobre o uso do preservativo terão maior incidência nos dias 13 de Fevereiro (Dia internacional do Preservativo) e no dia 14 de Fevereiro (Dia dos Namorados).

Segundo dados da Estratégia do Preservativo há necessidade urgente de se aumentar a consciencialização sobre o uso correcto e consistente do preservativo na população em geral, em particular em alguns grupos prioritários, tais como os adolescentes e jovens e população-chave cujo o uso é muito baixo.

O uso correcto e consistente do preservativo (masculino e feminino) previne a infecção por HIV, evitando também outras infecções de transmissão sexual (ITS) e dando resposta à necessidade não satisfeita de contracepção. No entanto, apesar do crescimento nas duas últimas décadas, o uso do preservativo continua a ser muito baixo em Moçambique. Em algumas populações prioritárias, as taxas de utilização estão 30% abaixo dos países vizinhos e muito longe da meta internacionalmente reconhecida de 90% (Estratégia Nacional do Preservativo 2020).

Os adolescentes e jovens fazem parte da população prioritária por contribuírem com uma grande percentagem de número de novas infecções por HIV.

Refira-se que em 2020, as raparigas adolescentes e mulheres jovens (RAMJ) foram responsáveis por 28.000 novas infecções pelo HIV o que corresponde a 29% de todas as novas infecções, do universo total de 98.000 novas infecções em Moçambique, deixando claro que é preciso realizar acções de impacto que contribuam para a redução de novas infecções no seio deste grupo (PEN V 2021-2025).

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram