IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA UTS

UMA delegação moçambicana liderada pelo Secretário Executivo do Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS), Francisco Mbofana, participou durante uma semana numa visita de treinamento e troca de experiência com o Quénia na implantação e implementação da Unidade Técnica de Suporte (UTS) para as Populações-chave (PC). 

A equipa, constituída por membros do governo, sociedade civil, nações unidades e técnicos da UTS pode ver como os diferentes intervenientes trabalham em coordenação para dar uma resposta adequada ao HIV. 

Falando no último dia da visita, Francisco Mbofana disse que Moçambique aprendeu algumas tácticas e estratégias de como implementar programas de HIV, mesmo em contextos em que a política e a lei não são favoráveis às populações-chave. 

De entre os aspectos relevantes que contribuem para o sucesso da UTS no Quénia, o Secretário Executivo do CNCS destacou a produção de dados que servem de evidência para a advocacia; a coordenação entre os diferentes intervenientes na resposta e o uso da Constituição da República para a implementação programas e serviços de saúde às PC. 

“Ficou claro de que o elemento central é coordenação e o reconhecimento de que a resposta ao HIV é multissectorial e multidisciplinar. Levamos esta lição de que quando está claro em relação a quem faz o quê é muito mais fácil termos uma melhor coordenação e melhores resultados”, enfatizou Mbofana reconhecendo, contudo, que  Moçambique tem as suas características e desafios a serem considerados. 

A Unidade Técnica de Suporte para as Populações-chave foi instalada recentemente com o apoio do Fundo Global. Esta está sediada no Secretariado Executivo do CNCS e co-gerido pelo CNCS e o Ministério da Saúde. 

É uma unidade criada para aumentar o foco político e programático nas populações-chave na resposta nacional ao HIV, sobretudo na componente de prevenção, cuidados e tratamento; bem como melhorar a eficácia e eficiência da prevenção e cuidados e tratamento em programas para estes grupos populacionais por meio da geração de evidências e do uso de dados para tomada de decisão. 

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram