Telefones: 843890558 / 823001102
info@cncs.gov.mz

CNCS ausculta implementadores em duas províncias do país

O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) realiza a partir desta quarta-feira, 20 de Agosto, na Cidade de Pemba, província de Cabo Delgado uma reunião de auscultação com os principais actores da resposta ao HIV e SIDA naquela região nortenha do país. Aliás, na província de Cabo Delgado, o distrito de Montepuez foi o primeiro a acolher a reunião que durou dois dias. Trata-se de uma iniciativa que surge na sequência do processo de elaboração do Plano Estratégico Nacional de Combate ao SIDA um importante documento orientador que guia a resposta multissectorial ao HIV e SIDA. O encontro tem por objectivo auscultar as organizações implementadores sobre os desafios e o que precisa ser melhorado no próximo Plano Estratégico. O CNCS está a realizar neste momento auscultação na província da Zambézia, mais concretamente no distrito de Mocuba e na Cidade de Quelimane. Exercício igual, foi feito na província de Inhambane, nos distritos de Vilanculos e Massinga, para além de Gaza onde foram abrangidos os distritos de Chókwè e Macia. Refira-se que Moçambique tem uma epidemia generalizada de HIV, com uma prevalência estimada de 13,2% entre os adultos de 15-49 anos de idade. Em 2018, o país contribuiu com cerca de 150.000 novas infecções na população total. O Conselho Nacional de Combate ao SIDA (CNCS) realiza a partir deste quarta-feira, 20 de Agosto, na Cidade de Pemba, província de Cabo Delgado uma reunião de auscultação com os principais actores da resposta ao HIV e SIDA naquela região nortenha do país. Aliás, na província de Cabo Delgado, o distrito de Montepuez foi o primeiro a acolher a reunião que durou dois dias. Trata-se de uma iniciativa que surge na sequência do processo de elaboração do Plano Estratégico Nacional de Combate ao SIDA um importante documento orientador que guia a resposta multissectorial ao HIV e SIDA. O encontro tem por objectivo auscultar as organizações implementadores sobre os desafios e o que precisa ser melhorado no próximo Plano Estratégico.

O CNCS está a realizar neste moemnto auscultações na província da Zambézia, mais concretamente no distrito de Mocuba e na Cidade de Quelimane. Exercício igual, foi feito na província de Inhambane, nos distritos de Vilanculos e Massinga, para além de Gaza onde foram abragindos os distritos de Chókwè e Macia.

Refira-se que Moçambique tem uma epidemia generalizada de HIV, com uma prevalência estimada de 13,2% entre os adultos de 15-49 anos de idade. Em 2018, o país contribuiu com cerca de 150.000 novas infecções na população total.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2022
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram