Telefones: 843890558 / 823001102
info@cncs.gov.mz

Campanha "Aquele Papo" pretende diminuir o número de ITS e HIV entre adolescentes e jovens

Pretende-se com a campanha “Aquele Papo” criar um movimento entre adolescentes em Moçambique que inicie e gere conversas sobre temas de saúde chave.

“Aquele Papo” conta a história da Maria e do Roberto. Dois adolescentes que gostam um do outro. Desse amor surgem muitas questões, incertezas, pressões novas vindas de bradas que os levam a duvidar do que sentem e do que é certo ou errado.

Com o filme “Aquele Papo” queremos contar a nossa história como adolescentes moçambicanos, o nosso dia a dia, desafios com os bradas, cotas…

Não estás sozinho, as dúvidas que tens são partilhadas por todos nós. Através do filme mostramos que decisões certas estão ao nosso alcance, decisões que vão moldar o nosso futuro e que dependem apenas de nós.

Esta fase em que estamos é uma fase crucial na definição do nosso futuro. Temos que tomar decisões importantes que vão definir as possibilidades de caminhos que vamos poder seguir. É a contar a nossa história que queremos criar um movimento que nos envolve a todos e cria comportamentos mais saudáveis para sermos uma nova geração segura e consciente.

A campanha nasceu connosco, adolescentes de Maputo e Nampula, quando quisemos perceber “como é que nos engajamos em temas de saúde e bem-estar?”. Aprendemos muito sobre os adolescentes moçambicanos, desde as nossas jornadas diárias, às nossas aspirações, quem nos influencia,

quem admiramos e também quais os desafios que enfrentamos no nosso dia a dia. Descobrimos também que a melhor forma de gerar conversa entre nós é através de um dos nossos passatempos preferidos: Telenovelas.

Assim, o projecto “Aquele Papo" centra-se numa mini série do mesmo nome, que se passa na actualidade, feita por adolescentes e que conta a nossa história, uma história cativante, com a qual todos nos identificamos. Um drama de adolescentes, que é nosso, comum nas nossas vidas e que toca em mensagens chaves que nos ajudam a tomar as decisões mais correctas.

Queremos assim iniciar a conversa entre todos sobre temas chave da nossa adolescência, para que possamos pensar no nosso futuro, sobre diferentes opções e decisões através de um “papo aberto” com quem confiamos e seguirmos o nosso caminho.

A campanha vai incluir diversos canais, desde canais de media, online, eventos Pop Up e comunicação de um para um. Estas actividades contarão com a colaboração das várias organizações que estão presentes em Moçambique com acções direcionadas a adolescentes e jovens.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2022
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram