Pretende-se com a campanha “Aquele Papo” criar um movimento entre adolescentes em Moçambique que inicie e gere conversas sobre temas de saúde chave.
“Aquele Papo” conta a
história da Maria e do Roberto. Dois adolescentes que gostam um do outro. Desse
amor surgem muitas questões, incertezas, pressões novas vindas de bradas que os
levam a duvidar do que sentem e do que é certo ou errado.
Com o filme “Aquele Papo” queremos contar a
nossa história como adolescentes moçambicanos, o nosso dia a dia, desafios com
os bradas, cotas…
Não estás sozinho, as dúvidas que tens são
partilhadas por todos nós. Através do filme mostramos que decisões certas estão
ao nosso alcance, decisões que vão moldar o nosso futuro e que dependem apenas
de nós.
Esta fase em que estamos é uma fase crucial na
definição do nosso futuro. Temos que tomar decisões importantes que vão definir
as possibilidades de caminhos que vamos poder seguir. É a contar a nossa
história que queremos criar um movimento que nos envolve a todos e cria comportamentos
mais saudáveis para sermos uma nova geração segura e consciente.
A campanha nasceu connosco, adolescentes de
Maputo e Nampula, quando quisemos perceber “como é que nos engajamos em temas
de saúde e bem-estar?”. Aprendemos muito sobre os adolescentes moçambicanos,
desde as nossas jornadas diárias, às nossas aspirações, quem nos influencia,
quem admiramos e também quais os desafios que
enfrentamos no nosso dia a dia. Descobrimos também que a melhor forma de gerar
conversa entre nós é através de um dos nossos passatempos preferidos:
Telenovelas.
Assim, o projecto “Aquele Papo" centra-se
numa mini série do mesmo nome, que se passa na actualidade, feita por
adolescentes e que conta a nossa história, uma história cativante, com a qual
todos nos identificamos. Um drama de adolescentes, que é nosso, comum nas
nossas vidas e que toca em mensagens chaves que nos ajudam a tomar as decisões
mais correctas.
Queremos assim iniciar a conversa entre todos
sobre temas chave da nossa adolescência, para que possamos pensar no nosso
futuro, sobre diferentes opções e decisões através de um “papo aberto” com quem
confiamos e seguirmos o nosso caminho.
A campanha vai incluir diversos canais, desde
canais de media, online, eventos Pop Up e comunicação de um para um. Estas
actividades contarão com a colaboração das várias organizações que estão
presentes em Moçambique com acções direcionadas a adolescentes e jovens.