Leitores de tela e navegadores falantes

Este conteúdo foi desenvolvido pela BBC UK

Recursos integrados de fala para texto - como o Windows Narrator - vêm com a maioria dos sistemas operacionais de computador (Windows, Mac ou Linux). No entanto, com exceção do VoiceOver do Mac OS X, esses são programas de saída de fala limitados e não oferecem uma solução completa para, por exemplo, aqueles com baixa visão. Existem também vários pacotes de voz cuja única função é fazer com que o seu navegador web 'fale'.

Para ter uma única aplicação que faz todas estas coisas, e fornece acesso efetivo ao Microsoft Word, Internet Explorer e outros programas, alguém que é cego ou com visão parcial pode querer usar um leitor de tela cheia.

Áreas neste guia:

  • Síntese de leitores de tela
  • Visão geral dos navegadores falantes

Nota: Para obter informações sobre como ativar e personalizar o recurso de fala para texto no seu computador, consulte o guia: Como fazer com que seu computador fale texto em voz alta.

Síntese de leitores de tela

Exemplos de leitores de tela cheia incluem Jaws and Window-Eyes. Há também leitores de tela freeware como NVDA (NonVisual Desktop Access), Thunder e NaturalReader. Alguns pacotes comerciais, como SuperNova, LunarPlus e ZoomText, oferecem ampliação e fala.

Os pacotes de leitores de ecrã completo podem ser bastante caros, mas oferecem muitas funcionalidades, tais como uma saída de voz fiável, que é essencial para o acesso efectivo de um utilizador cego.

O único leitor de tela embutido que está incluído como parte de um sistema operacional de computador no momento é o VoiceOver, que está incluído no Mac OS 10.4 ou posterior. Para obter instruções sobre como usá-lo, consulte o guia Como fazer seu computador falar em voz alta no Mac OS X.

Visão geral dos navegadores falantes

Existem diferentes formas de fazer com que o seu navegador da web 'fale'. Algumas delas estão incorporadas nas próprias páginas Web, pelo que apenas necessita de clicar num botão "ouvir", por exemplo. Outras aplicações de software de terceiros têm de ser instaladas no seu computador e podem funcionar apenas com Web sites que se tenham registado no fabricante do navegador que fala.

Um programa de navegador falante para o usuário é BrowseAloud (que está disponível a partir da página BrowseAloud). Quando estiver em execução, basta mover o mouse sobre algum texto de uma página web, clicar no ícone que aparece e o texto é lido para você. Ele, no entanto, exige algum grau de visão e a capacidade de mover o ponteiro do mouse, e só pode ser usado em sites que tenham registrado com o serviço (ver a lista de sites que suportam BrowseAloud).

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram