Como fazer seu computador falar texto em voz alta no Mac OS X

Este conteúdo foi desenvolvido pela BBC UK

Esta página explica passo a passo como utilizar as funções de voz incorporadas no Mac OS X. A partir do OS 10.4 (Tiger), o Mac OS X incluiu um leitor de tela totalmente integrado chamado VoiceOver. Versões anteriores do Mac OS X têm apenas a função de leitura de tela mais limitada chamada Speech (que também está disponível em versões posteriores).

Áreas neste guia:

  • Ligue e personalize o VoiceOver
  • Ative e personalize a fala (OS 10.4 e posteriores)
  • Ligue e personalize a fala (OS 10.3 e anteriores)

Nota: São utilizadas as seguintes abreviaturas para as teclas no Mac: Ctrl é usado para a tecla Control, Apple é usado para a tecla Command e Alt é usado para a tecla Option. Para acesso ao teclado, certifique-se de que 'Acesso total ao teclado' está ativado - você pode ativá-lo ou desativá-lo pressionando Ctrl + F1 a qualquer momento.

Ligue e personalize o VoiceOver

Passo 1: Abra a janela 'Acesso Universal
Certifica-te que estás no 'Finder'. Se necessário, prima Apple + Tab para percorrer as aplicações abertas até regressar a 'Finder'.

Clique no ícone 'Apple' na barra de menus ou prima Ctrl + F2.

Clique em 'System Preferences', como mostrado na Fig. 1, ou pressione a tecla de seta para baixo para destacá-la e pressione Enter.

Fig 1

Fig 1

Na janela 'System Preferences' (mostrada na Fig. 2), clique no ícone ' Universal Access', ou pressione Tab repetidamente (você pode precisar pressionar Ctrl + F7 primeiro) para percorrer os ícones até que o ícone 'Universal Access' seja destacado e então pressione a Barra de Espaço.

Fig 2

Fig 2

Passo 2: Ligue o VoiceOver

Na janela 'Universal Access ' (mostrada na Fig. 3), certifique-se de que o guia 'Seeing' esteja selecionado. Se não estiver, clique nele ou pressione Ctrl + F7 para destacar um dos guias e, em seguida, pressione a tecla de seta esquerda ou direita para selecioná-lo.

Fig 3

Fig 3

Sob o cabeçalho "VoiceOver", clique no botão de opção "On" ou prima Tab até o botão de opção "Off" ficar realçado e, em seguida, prima a tecla de seta esquerda para seleccionar "On". Também pode ligar ou desligar o VoiceOver em qualquer altura, premindo Apple + F5.

Passo 3: Personalize as definições do VoiceOver

Para alterar as definições do VoiceOver, clique no botão "Open VoiceOver Utility", ou prima Tab até ficar realçado e, em seguida, prima a barra de espaço.

Na janela 'VoiceOver Utility', mostrada na Fig. 4, você pode personalizar as configurações em nove categorias, que aparecem no painel esquerdo.

Fig 4

Fig 4

Para selecionar uma categoria, clique nela, use as teclas de seta para cima e para baixo ou pressione Apple e o número na lista. Por exemplo, para 'Geral' prima Apple + 1 e para 'Braille' prima Apple + 9.

Para um guia detalhado de todas as opções de configuração do VoiceOver, consulte as páginas do VoiceOver da Apple.

Clique no botão vermelho de fecho da janela ou prima Apple + W para terminar.

Nota: Se isto não funcionar, pode ser porque as definições do seu computador não podem ser alteradas devido às políticas de TI locais - contacte o suporte de TI local para obter mais ajuda.

Ative e personalize a fala (OS 10.4 e posteriores)

Passo 1: Abra a janela 'Discurso

Certifica-te que estás no 'Finder'. Se necessário, prima Apple + Tab para percorrer as aplicações abertas até regressar a 'Finder'.

Clique no ícone 'Apple' na barra de menus ou prima Ctrl + F2.

Clique em 'System Preferences', como mostrado na Fig. 1, ou pressione a tecla de seta para baixo para destacá-la e pressione Enter.

Fig 1.1

Fig 1.1

Na janela 'System Preferences' (mostrada na Fig. 2.1), clique no ícone 'Speech', ou pressione Tab repetidamente (você pode precisar pressionar Ctrl + F7 primeiro) para percorrer os ícones até que o ícone 'Speech' seja destacado e então pressione a Barra de Espaço.

Fig 2.1

Fig. 2.1

Passo 2: Configure a voz na fala

Na janela 'Speech', certifique-se de que o separador 'Texto para Discurso' está seleccionado, como mostrado na Fig. 3.1. Se não estiver, clique nele ou pressione Ctrl + F7 para destacar uma das guias e, em seguida, pressione a tecla de seta esquerda ou direita para selecioná-la.

Fig. 3.1

Fig. 3.1

Clique no botão suspenso ao lado de "System Voice" e selecione uma voz da lista, ou pressione Tab até que o botão suspenso seja destacado e, em seguida, use as teclas de seta para cima e para baixo para selecionar uma voz.

Para ouvir a voz que você escolheu, clique no botão 'Play' ou pressione Tab até que ela esteja destacada e, em seguida, pressione a barra de espaço.

Para acelerar ou diminuir a velocidade da voz, clique e arraste o controle deslizante ao lado de 'Speaking Rate', ou pressione Tab até que ele seja realçado e, em seguida, use as teclas de seta esquerda e direita para ajustar a velocidade.

Passo 3: Personalize os alertas falados

Para defini-lo de modo que o discurso de alerta para caixas de diálogo comece com uma frase, marque a caixa ao lado de 'Announce when alerts are displayed ' clicando nela, ou pressione Tab até que ela seja destacada e, em seguida, pressione a Barra de espaço para marcá-la.

Clique no botão 'Set Alert Options', ou pressione Tab até que esteja destacado e depois pressione a barra de espaço, para abrir a janela pop-up mostrada na Fig. 4.1

Fig 4

Fig. 4.1

Clique no botão drop-down à direita de 'Phrase', ou pressione Tab até que esteja destacado e, em seguida, pressione a barra de espaço para ver uma lista de frases disponíveis. Clique na frase desejada ou use as teclas de seta para cima e para baixo para selecionar uma frase. (Você pode editar a lista de frases e adicionar suas próprias frases escolhendo 'Edit Phrase List').

Para ajustar quanto tempo o computador espera para falar, clique e arraste o controle deslizante ao lado de 'Delay', ou pressione Tab até que ele seja destacado e, em seguida, use as teclas de seta esquerda e direita para selecionar o atraso (em segundos). Para que o computador fale o diálogo imediatamente, selecione um valor 0.

Clique no botão 'OK' ou pressione Enter para retornar à janela 'Speech' (mostrada na Fig. 3).

Para que o computador leia qualquer texto que você tenha destacado em sua tela, marque a caixa ao lado de 'Speak selected text when the key is pressed' clicando nele, ou pressione Tab até que ele seja destacado e, em seguida, pressione a barra de espaço para marcá-lo. Clique no botão 'Set Key', ou pressione Tab até que esteja destacado e então pressione a barra de espaço, e então digite uma combinação de teclas que você pode facilmente lembrar na caixa de diálogo. Clique no botão 'OK' ou pressione Enter.

Quando estiver satisfeito com suas configurações, clique no botão vermelho de fechamento da janela ou pressione Apple + W para finalizar.

Nota: Se isso não funcionar, pode ser porque as configurações do seu computador não podem ser alteradas devido às políticas de TI locais - entre em contato com o suporte de TI local para obter mais ajuda.

Turn on and customise Speech (OS 10.3 & earlier)

Passo 1: Abra a janela 'Discurso

Certifica-te que estás no 'Finder'. Se necessário, prima Apple + Tab para percorrer as aplicações abertas até regressar a 'Finder'.

Clique no ícone 'Apple' na barra de menus ou prima Ctrl + F2.

Clique em ' System Preferences', como mostrado na Fig. 1.2, ou pressione a tecla de seta para baixo para destacá-la e pressione Enter.

Fig 1.2

Fig. 1.2

Na janela ' System Preferences ' (mostrada na Fig. 2.2), clique no ícone 'Speech', ou pressione Tab repetidamente (você pode precisar pressionar Ctrl + F7 primeiro) para percorrer os ícones até que o ícone 'Speech' seja destacado e então pressione a Barra de Espaço.

Fig 2.2

Fig. 2.2

Passo 2: Configure a voz na fala

Na janela 'Speech', certifique-se de que o separador 'Default Voice' está seleccionado, como mostrado na Fig. 3.2. Se não estiver, clique nele ou pressione Ctrl + F7 para destacar um dos guias e, em seguida, pressione a tecla de seta esquerda ou direita para selecioná-lo.

Fig. 3.2

Fig. 3.2

Sob o cabeçalho "Voice", clique em uma voz da lista ou pressione Tab até que a lista seja destacada e, em seguida, use as teclas de seta para cima e para baixo para selecionar uma voz.

Para ouvir a voz que você escolheu, clique no botão 'Play', ou pressione Tab até que ela esteja destacada e, em seguida, pressione a barra de espaço.

Para acelerar ou diminuir a velocidade da voz, clique e arraste o controle deslizante ao lado de 'Rate', ou pressione Tab até que ele seja realçado e, em seguida, use as teclas de seta esquerda e direita para ajustar a velocidade.

Passo 3: Personalize os alertas falados

Clique na guia 'Spoken User Interface', como mostrado na Fig. 4.2, ou pressione Ctrl + F7 para destacar uma das guias e, em seguida, pressione a tecla de seta esquerda ou direita para selecioná-la.

Fig 4.2

Fig 4.2

Para que o seu computador fale o texto nas caixas de diálogo, marque a caixa ao lado de ' 'Speak the alert text ' clicando nele, ou pressione Tab até que ele seja destacado e, em seguida, pressione a barra de espaço para marcá-lo.

Para ajustar quanto tempo o computador espera antes de falar, clique e arraste o controle deslizante ao lado de Wait before speaking ', ou pressione Tab até que esteja destacado e, em seguida, use as teclas de seta esquerda e direita para selecionar o atraso (em segundos). Para que o computador fale o diálogo imediatamente, selecione um valor 0.

Para defini-lo de modo que a fala de alerta comece com uma frase, marque a caixa ao lado de 'Speak the phrase' clicando nela, ou pressione Tab até que ela seja destacada e, em seguida, pressione a barra de espaço para marcá-la. Clique no botão drop-down à direita de 'Speak the phrase', ou pressione Tab até que ela seja destacada e, em seguida, pressione a barra de espaço para ver uma lista de frases disponíveis. Clique na frase desejada ou use as teclas seta para cima e para baixo para selecionar uma frase. (Você pode editar a lista de frases e adicionar suas próprias frases escolhendo 'Edit phrase list').

No cabeçalho ' Other spoken items', ative as opções adicionais desejadas marcando as caixas. Por exemplo, para ler qualquer texto sob o ponteiro do mouse, marque a caixa ao lado de 'Text under the mouse' clicando nele, ou pressione Tab até que ele esteja destacado e, em seguida, pressione a barra de espaço para marcá-lo.

Quando estiver satisfeito com suas configurações, clique no botão vermelho de fechar da janela ou pressione Apple + W para finalizar.

Nota: Se isso não funcionar, pode ser porque as configurações do seu computador não podem ser alteradas devido às políticas de TI locais - entre em contato com o suporte de TI local para obter mais ajuda.

Avenida 25 de Setembro, nº 1008, 8º andar - Maputo, Moçambique
Telefones: 843890558 / 823001102
E-mail: info@cncs.gov.mz
© 2024
 CNCS – Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA Todos Direitos Reservados
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram